O Evento


AUTOMAÇÃO & SOCIEDADE: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil.

Neste evento, que acontecerá dia 21 de fevereiro na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, será apresentado o livro Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil. Trata-se de uma obra que traça um panorama abrangente das tecnologias associadas a essa revolução que se inicia, bem como dos impactos de sua adoção para a sociedade e para o Brasil.

Elaborado de forma coletiva sob a coordenação do Dr. Elcio Brito, Dra. Maria Lídia Dias, Prof. Dr. Sergio Luiz Pereira, membros do grupo GAESI (Gestão em Automação em TI) do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), e do Prof. Dr. Eduardo Mario Dias, coordenador do GAESI/EPUSP e membro do Centro de Inovação do INRAD, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o livro reúne o pensamento de mais de 50 autores de diferentes áreas do conhecimento, oriundos da academia e do mercado, vinculados às seguintes organizações:

Accenture, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), CAF Brasil, Centro Universitário FEI, CITTATI, Conceptus, Confederação Nacional da Indústria(CNI), CPqD, Dassault Systems, Embraer, Ernst & Young (EY), Ever Better Language Services, Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU/SP), Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP), Fundação Instituto de Administração (FIA), Hospital das Clínicas da FMUSP, Insights4, Instituto de Tecnologia Aragon & Costa, Instituto Mauá de Tecnologia, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Natura, Nlight, People & Strategy, Pirus Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), PricewaterhouseCoopers (PwC), Quantum4, Roche, Rockwell Automation, Routz, SAP, Siemens, SPI Integração de Sistemas, Universal Robots, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Universidade Presbiteriana Mackenzie, ValueChain, Volkswagen, Websetorial e Yasnitech.

Este livro apresenta e discute a Quarta Revolução Industrial, possivelmente a maior transformação que a humanidade está experimentando em sua história, traz profundas reflexões sobre o tema e apresenta diversas oportunidades a serem exploradas pelo nosso país. Ao mesmo tempo, faz alertas sobre os riscos de não se participar ativamente do processo de mudança desencadeado por essa revolução. O livro cria ainda uma base sólida para que alunos de graduação possam compreender as correlações entre diferentes inovações tecnológicas, processos de negócio e modelos mentais cada vez mais presentes na sociedade e nas organizações, de modo a prepará-los para ingressarem no mercado de trabalho em um futuro próximo. Este livro é também leitura indispensável para engenheiros, administradores, advogados, médicos e demais profissionais que atuam nas mais diversas áreas. A Quarta Revolução Industrial, fundamentada em tecnologias disruptivas, em um curtíssimo intervalo de tempo interferirá e transformará de forma inexorável todos os setores produtivos da sociedade.

No evento de lançamento, os autores apresentarão a estrutura da obra, suas bases e a abordagem adotada, a fim de auxiliar o leitor a navegar por um texto profundo e multifacetado, tendo como aspiração final contribuir de forma pragmática para acelerar a entrada do Brasil nesta nova era.

Nesse mesmo evento será apresentado um projeto em desenvolvimento pelo GAESI, juntamente com o INMETRO, EPUSP e FMUSP, do Laboratório de Simulação, Antifraude e Compliance. Esse laboratório atende uma necessidade apresentada nas tecnologias 4.0 de aumento da eficiência dos processos em nossa sociedade dando credibilidade aos diversos equipamentos médicos e industriais que necessitem uma aferição constante de suas medições. Deve-se frisar que esse laboratório é uma novidade que contribuirá para a melhoria da aplicação nas tecnologias 4.0 no mercado brasileiro.

Público-alvo

Executivos, gestores, engenheiros, médicos, economistas e profissionais dos mais diversos setores produtivos da economia, bem como professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação e todos aqueles que desejem se informar sobre esta obra pioneira podem se beneficiar do encontro e lançamento do livro Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil.

Programa

O programa envolve seções de apresentações, debates e cocktail, com intervalos programados para autógrafos dos autores.
Data: 21 de fevereiro de 2018
Horário: das 14h00 às 18h00
Universidade de São Paulo
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Rua da Biblioteca, s/n – Vila Universitária, São Paulo – SP, 05508-050 – São Paulo – SP
Informações e inscrições

Tel. Naia Lima: (11) 3274-5100
e-mail: inscricoes@4rvaesbr.com.br
www.4rvaesbr.com.br

Evento Gratuito – Vagas limitadas

Pré-venda: http://www.brasport.com.br/negocios/tecnologia/automacao-e-sociedade/