Autores


Adalberto S. FilhoAdalberto S. Filho

Professor  Titular  da Associação de Ensino de Ribeirão Preto-UNAERP/SP. Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutor pela Universidade de Coimbra. Professor de pós graduação da PUC/COGEAE.

 

 

 

Aguinaldo Aragon FernandesAguinaldo A. Fernandes

Doutor em Engenharia pela EPUSP, profissional, professor e pesquisador em governança e gestão de TI com experiência superior a 35 anos. Autor de vários livros sobre o tema com títulos como Planejamento e Controle de Sistemas de Informação, Gerencia de Projetos, Fábrica de Software, Gestão Estratégica de TI, Implantando a Governança de TI. É presidente do Instituto de Tecnologia Aragon & Costa. Atua também como consultor em sprints e projetos sobre Governança de TI, Governança de Organizações Exponenciais e desenvolve pesquisas com temas sobre DEVOPS e Governança de Tecnologia da Automação para Indústria 4.0.

 

Alex M. BarbosaAlex M. Barbosa

É pós-graduado no departamento de mecatrônica do ITA – Instituto Tecnológico Aeronáutico,
graduado em Engenharia Controle e Automação pela UBC – Universidade Braz Cubas. Com experiência de 19 anos
no setor aeronáuticos atuando com analista de sistemas, desenvolvedor de testes de sistemas embarcados, arquitetos
de soluções de automação e gestor de projetos. Atualmente trabalha com projetos de transformação digital da EMBRAER.

 

 

 

Alexandre MassoteAlexandre A. Massote

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1979), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor titular da Engenharia de Produção do Centro Universitário da FEI. Tem experiência industrial e acadêmica nas áreas de engenharia industrial, pesquisa operacional, análise de alternativas de investimentos e planejamento, programação e controle da produção. Na indústria trabalhou durante 17 anos no desenvolvimento e implantação de projetos voltados para a melhoria da competitividade, com a aplicação de técnicas tais como: programação linear, programação inteira, simulação, teoria dos grafos, heurísticas, estatística, entre outras, e na área administrativa ocupou cargos gerenciais nas áreas de planejamento e engenharia. Atualmente é consultor do IPEI, atua na área acadêmica desde 1983 como professor em cursos de graduação de engenharia e de administração de empresas e em cursos de pós-graduação. Tem como objetivos de pesquisa a integração otimizada dos sistemas de manufatura, analisar a viabilidade de automação da produção, integrar softwares de planejamento, programação e controle da produção, desenvolver novos modelos de produção, definir a tecnologia de manufatura apropriada para diferentes situações, determinar o layout mais adequado para diferentes tipos de tecnologia e sistemas de produção, desenvolver algoritmos que visam o aumento da produtividade e o apoio à tomada de decisão, através do desenvolvimento de modelos matemáticos otimizantes ou estocásticos, utilizando softwares específicos. Busca-se, também desenvolver metodologias para analisar o desempenho de sistemas produtivos, desenvolver algoritmos heurísticos para a solução de problemas de grande complexidade matemática e grande número de variáveis e desenvolver modelos e metodologias aplicados à melhoria da eficiência dos sistemas logísticos

 

 

Alfredo FerrazAlfredo Ferraz

Doutorando em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford e Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP com mais de 30 anos de experiência no desenho e implementação de projetos com impacto estratégico para otimização de processos de negócios e de transporte.  Atualmente tem atuado no segmento agroindústria com foco nas cadeias de valor, preparando avaliações e projetos para substanciais aumentos de produtividade.

 

 

Ana P. D. MasseraAna P. D. Massera

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); doutoranda na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP); especialista em Administração Pública – Vigilância Sanitária, pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Atualmente, atua como pesquisadora do GAESI/USP e consultora na área de projetos na empresa Base Lógica. Exerceu o cargo de chefia de monitoramento e fiscalização da propaganda de medicamentos, alimentos e produtos para saúde na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e, na mesma autarquia, assumiu como servidor temporário, na área de fiscalização de medicamentos e produtos. Atuou no Instituto de Pós-Graduação (IPOG), como professora substituta.

 

Anna MoraisAnna M. Morais

Graduação em Medicina na Faculdade de Medicina da USP; Residência em Clínica Médica e Pneumologia no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP; Especialização em Terapia Intensiva e Ventilação Mecânica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Cursando MBA em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde na Fundação Getúlio Vargas.

 

 

 

Antonio C. RoccaAntonio C. Rocca

Engenheiro há 43 anos, sendo a maior parte deste tempo exercido em campo, na indústria na área de Produção de Bens de Capital. Nos últimos 14 anos dedicou-se ao estudo e a pratica em Inovação Tecnológica, na gestão do conhecimento, obtenção de recursos e benefícios fiscais. Professor de desenvolvimento de projetos industriais de grande porte no Instituto Nobel de Tecnologia e Universidades. Formação: Graduado em Engenharia Civil e de Produção pela Escola de Engenharia Mauá. Experiência Relevantes: Introduziu uma nova metodologia para captação de Benefícios Fiscais pelas empresas relativo aos projetos eleitos com características de Inovação Tecnológica; Trabalhos Relevantes: Grupo Ultra • Scania • Antolin–auto peças • Roche • British Gas • White Martins • Nokia • VW, Scania, MAM, MWM, Audi, CAO.

 

Antonio LotAntônio C. Lot

Engenheiro agrônomo – UNESP. Mestre em Agroenergia- EESP/FGV.

Trajetória profissional: Trainee na CICA-UNILEVER, pesquisador na Embrapa de Petrolina, fez cursos latus sensu em gestão e vendas na California (Campus UCR e UCLA) e Seminaire Dans le Commerce Exterieur na Alliance Française de Bordeaux. Atuou como executivo na Sucorrico / Nutriall; GEA-WESTFALIA, Bonduelle, Isratec Irrigação, COOP Holambra, Citrovita, SAP do Brasil e Lot & Associados ltda – Consultoria em agronegócios e ciências de dados. Colaborador como professor convidado na FEAGRI-UNICAMP, FIA-PENSA/USP e UNESP Jaboticabal. Ancorou o programa Painel Rural no canal Rural em / grupo RBS durante 4 anos, assim como progrrama semanal de rádio sobre economia e negócios. Conselheiro certificado pelo IBGC, atualmente é membro do COSAG-FIESP e do Comitê Tributário da Sociedade Rural Brasileira. Co-tradutor para língua portuguesa do livro texto do Bentley College de Boston com o título« Environmental Economics » Editora CENGAGE. Palestrante sobre gestão e boas práticas de governança no agronegócio.

 

Beatriz Perondi

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP; Residencia em Pediatria no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP; Especialização em Emergência Pediátrica no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP; Especialização em Medicina Esportiva na Universidade Federal de SP; MBA em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde na Fundação Getúlio Vargas.

 

 

 

Bruno SoaresBruno J. Soares

É lider do projeto de industria 4.0 da ABDI (Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Administrador de empresas com mestrado em ciência da informação  e decisão pela Universidade de Brasilia foi consultor de inteligência competitiva e estratégia na área de varejo, indústria e serviços por mais de 10 anos, quando entrou para o quadro técnico da ABDI em 2009. Coordenou o programa automotivo da agencia que envolveu a formulação de políticas de inovação  e competitividade para o setor automotivo como o Inovar Auto com foco nas metas de eficiencia energética. Em 2016 e 2017,  a frente do projeto de industria 4.0, desenvolveu o projeto da plataforma demonstradora de manufatura avançada em parceria com a ABIMAQ e outros parceiros. Nesse periodo, também atuou como coordenador de inovação no desenho do programa conexão startup industria que faz o matching entre grandes industrias e soluções tecnologicas de startups.  Com a designação da ABDI como secretaria executiva  do GT Industria 4.0 no MDIC, lidera iniciativas para o desenvolvimento da industria 4.0 no País.

 

Celso Placeres

É atualmente Diretor da Engenharia de Manufatura da Volkswagen América do Sul, onde atua desde 1985. Acumula a função Vice-Presidente da VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, desde 2010. Graduado em Engenharia Mecânica pela FEI, com especialização em Visão Estratégica de Negócios na FGV – Fundação Getúlio Vargas.
Cursos adicionais de extensão profissional:
– Gerenciamento de Projetos na George Washington University (“in company”).
– “Group Junior Executive” da VW Alemanha com foco em gestão de projetos e solução de problemas.
– “Skills, Tools and Competences – STC”, realizado pela FDC Brasil e pela Kellogg University de Chicago.
– Finanças para Engenheiros pela Chicago University.
Entre suas funções operacionais e estratégicas, está o trabalho contínuo para instalação e a modernização dos processos produtivos das fábricas da Volkswagen da América do Sul, bem como a continua inovação e implementação de novas tecnologias produtivas.

 

Cely AdesCely Ades

Doutora em inovação pela FEA/USP, com foco na cooperação entre institutos de pesquisa – empresas, possui graduação em Administração de Empresas, mestrado com foco em marketing e é pós-graduada em Tecnologia Educacional e Criatividade. Atua como consultora há mais de 20 anos e tem experiência em gerência comercial, novos negócios, marketing, distribuição, varejo e inovação. Especialista da FIA em marketing tecnológico e processos de aceleração. Lecionou em universidades por mais de 20 anos e atualmente ministra aulas no MBA da FIA. Possui diversos artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais.

 

Conceicao A. P. BarbosaConceição A. P. Barbosa

Graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1983), Pós-graduação em Marketing pela ESPM (1995) e Pós-graduação em Tecnologias aplicadas à Educação pela FAAP (2003). É Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006) em alianças estratégica e obtenção de vantagens competitivas e Doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011) em poder de mercado e eficiência no contexto das F&A no mercado bancário. Foi professora nas Faculdades Atibaia, Anhembi-Morumbi, Anglo Latino e Universidade Municipal de São Caetano do Sul, na graduação, e FAAP, em cursos de pós-graduação. Atualmente é professora de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e EaD na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Professora Responsável por linha de formação em Estratégia na graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de 2007 a 2013, e Coordenadora dos Cursos Superiores em Tecnologia (Gestão Comercial, Marketing e Gestão de Recursos Humanos) – Modalidade EAD na UPM, de 2013 a 2017. Tem experiência como consultora de empresas na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica.

 

Daniela E. SouzaDaniela E. Souza

Possui graduação em engenheira Mecânica, formada pelo centro universitário da FEI, Mestranda em Engenharia da produção pela escola politécnica da USP. Experiência com consultoria em manufatura Digital   (SPI), também atua na área acadêmica com foco na área de gestão de projetos e sustentabilidade.

 

 

 

Denis R. PinedaDenis R. Pineda

Engenheiro de Produção pela USF com Executive MBA na Business School São Paulo. 16 anos de carreira construída principalmente na indústria automotiva mas também com experiencia nas indústrias de máquinas agrícolas e de automação industrial, atuando em Vendas, Engenharia e Compras. Sólida experiência internacional e projetos globais. Após 2 anos de trabalho com robótica industrial convencional atualmente se dedica a robótica colaborativa sendo responsável pelo desenvolvimento de negócios da Universal Robots na Amércia do Sul.

 

 

Fabio LimaFabio Lima

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Acionamentos e Controle pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (1998), mestrado pela Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos (2001) e doutorado pela Universidade de São Paulo – Escola Politécnica (2010). É professor Adjunto I em tempo integral do Centro Universitário FEI no departamento de engenharia de produção e professor assistente da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Está vinculado ao programa de mestrado em engenharia mecânica do Centro Universitário FEI (área de Engenharia de Produção). É assessor científico da FAPESP e membro do IEEE. É um dos coordenadores do laboratório de Manufatura Digital do Centro Universitário FEI onde desenvolve projetos relacionados a Manufatura Avançada.

 

Felipe MadeiraFelipe Madeira

Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Pós-Graduado em Marketing pela ESPM-SP, com MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral–MG. Possui 25 anos de experiência nas áreas Comercial e Marketing, adquirida em empresas ligadas ao setor automobilístico no Brasil.
Faz parte da Mesa Diretora da Seção Minas Gerais da SAE Brasil. Profissionalmente trabalhou em empresas como TI Group, Tyco Eletronics, Sermo Groupe, Gibbs Die Casting e Grupo Fiat – Comau do Brasil. Atualmente é Diretor Regional na SPI Integradora, onde participa ativamente na prospecção e negociação de projetos, serviços e soluções fornecidos pela SPI no mercado brasileiro.

 

Fernanda Gomes de AzevedoFernanda G. Azevedo

Fernanda Gomes de Azevedo é graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursando MBA em Gestão da Produção e Logística na Unisinos. Com experiência na área de siderúrgica e petroquímica, atualmente trabalha com mapeamento de transformação digital.

 

 

 

Fernando M. R. MarquesFernando M. R. Marques

Pós-Doutorado (FEA/USP), Doutorado em Energia (IEE/USP), Mestrado em Administração de Empresas (COPPEAD/UFRJ), MBA Internacional (UPC/Espanha), Executive MBA (BSP/Laureate) e Graduação em Administração de Empresas (EBAPE/FGV). Experiência nas áreas de Finanças, Controladoria e Planejamento em cargos de Gerência e Direção de empresas multinacionais: General Electric (GE), IBM, Accenture, GTECH, INCO, RJ Reynolds e Gillette. Experiência como Diretor / Coordenador de Programas de MBA e Conselheiro Consultivo da BSP – Business School São Paulo (Laureate). Professor de Contabilidade, Finanças, Governança Corporativa e Empreendedorismo em cursos de Pós-Graduação e MBA. Coautor dos livros “Finanças e Contabilidade para Não Especialistas” e “Gás Natural e Transição para uma Economia de Baixo Carbono”. Coordenador do Grupo de Negócios em Energia e membro do Grupo do Pacto Global do Conselho Regional de Administração de São Paulo e Mentor de Start Up da InovAtiva. Membro do NAP PLP (FEA/USP). Consultor-Diretor da CK Counseling & Knowledge.

 

Gabriela R. SantosGabriela R. Santos

É bióloga, formada na UNICAMP (1983); concluiu mestrado em bioquímica no Instituto de Química da USP (1988) e desenvolveu seu trabalho de doutorado em genética e biologia molecular de microrganismos na Universidade de Manchester, Inglaterra, obtendo o título de Ph.D. em 1994. Trabalhou com clonagem, regulação e expressão gênica em bactérias e leveduras para fins científicos e biotecnológicos. Na área da saúde, trabalhou mais de sete anos com agentes infecciosos de importância para banco de sangue. Desde 2011, vem se especializando e atuando na promoção e apoio a pesquisa e inovação em Instituições Científicas e Tecnológicas. Atualmente é Gestora Técnica de Inovação do Centro de Inovação Tecnológica do Instituto de Radiologia – do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), São Paulo, SP.

 

Gabriela ScurGabriela Scur

Graduada em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (1997), mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP (2006) com estágio de doutoramento na Universitá Degli Studi di Padova (2005).  Atualmente é professora adjunta da Fundação Educacional Inaciana, FEI, atuando no curso de graduação em Engenharia de Produção e no Programa de Pós-graduação em Eng. Mecânica, na linha de pesquisa intitulada: Estratégia, organização e gestão de operações. Tem experiência na área de Operações e Gestão/Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia de operações, inovação e sustentabilidade; clusters e APLs.

 

GracieGracie C. O. M. Giacon

Pós-graduada em MBA pela Universidade de São Paulo e Georgia Tech Institute, e diversos cursos tecnicos por Institutos Nacionais e Internacionais. Graduada em Engenharia Elétrica pela UFG – Universidade Federal de Goiás. Com experiência de 19 anos no setor de Infraestrutura (Portos, Aeroportos, Rodovias, Metrô e soluções para Cidades Inteligentes)  Atualmente trabalha com consultoria técnica e comercial , incluindo implantacao de empresas no Brasil,  para as companhias : SYSTRA, TRIA Engenharia e ALPER

 

 

Jilmar A. Tatto

É doutorando em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É Mestre em Ciências pela mesma instituição, tendo se dedicado ao estudo da Mobilidade Urbana e a aplicação de soluções inovadoras pela gestão pública. Foi Secretário Municipal de Transportes de São Paulo na administração do Prefeito Fernando Haddad (2013-2016), entre outros cargos públicos eletivos e de confiança que já exerceu.

 

 

 

Joao RoncatiJoão Roncati

Mestre em Planejamento Estratégico pela USP. MBA Executivo Internacional FIA FEA USP. Economista com Especialização em Finanças e Controladoria, possui carreira executiva em nível de diretoria em organizações de grande porte. Fundou a People+Strategy e há 15 anos vem estruturando e mobilizando equipes para projetos em empresas nacionais e multinacionais com focos em Estratégia, Planejamento, Gestão de Projetos, Mudanças Organizacionais, Cultura e Capital Humano.

 

 

 

Joao SeixasJoão A. Seixas

João Seixas é diretor e sócio da NLight Ltda, empresa de consultoria financeira e de processos desde 2010. Iniciou a carreira pelo Banco Itaú com 10 anos na área de tecnologia em projetos, passando 6 anos pelo planejamento da área comercial. Desde 2010 foi responsável pela área financeira em empresas tais como JSL S.A., Grupo Ibmec Educacional S.A., Mãe Terra Produtos Naturais e Orgânicos Ltda, e Big Brands Launcher Confecções Ltda, visando o turnaround, com objetivo do lucro, da preparação para a venda, ou de aporte de capital. Atua como Conselheiro Financeiro da SPI Integração de Sistemas Ltda desde 2012, empresa com foco em projetos de automação industrial. Liderou vários projetos envolvendo consultorias externas (McKinsey, Accenture, IBM, PwC, Controlbanc, Ernst&Young Terco, INDG, TOTVS) e times multifuncionais, com extenso conhecimento de soluções tecnológicas para gestão de negócios, e na revisão de processos.
João Seixas é Engenheiro Eletrônico pelo ITA, possui MBA pelo MIT, e pós graduações em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios pela Fundação Dom Cabral, e também em Controladoria e Fusões e Aquisições pela Fundação Getulio Vargas.

 

Jose Borges Frias JuniorJosé B. Frias Jr.

José Borges Frias Jr é formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP e em Administração de Empresas pela FEA/USP, possui MBA pela Business School São Paulo e Rotman School of Business na Universidade de Toronto/Canadá e cursos de especialização executivos na Fundação Dom Cabral e na Kellogg School of Management em Chicago nos Estados Unidos. Atuando na Siemens desde 1987, já passou por diversas áreas. Trabalhou pouco mais de 1 ano no headquarters da Siemens na Alemanha com um projeto de transferência de tecnologia na área industrial para o Brasil.
Borges é atualmente Diretor de Estratégia, Inteligência de Mercado e Business Excellence para as divisões Digital Factory, Process Industries and Drives e Building Technologies da Siemens no Brasil. É coordenador da iniciativa da Siemens de Digitalização e tem participado dos principais fóruns de discussão sobre o tema Manufatura Avançada (Indústria 4.0) e competitividade da indústria brasileira.

 

Juliano Marcal LopesJuliano M. Lopes

Juliano Marçal Lopes é graduado em Engenharia Civil pelo CEUNSP (2014). É Mestre em Engenharia Civil na área de Transportes e Especialista em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística, ambos títulos obtidos na Unicamp (2016). Atualmente é doutorando em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP sob orientação do professor Dr. Eduardo Mario Dias. Sua área de pesquisa é automação logística e de transportes.

 

 

 

Julio T. CavataJúlio T. Cavata

É graduado em Engenharia Elétrica modalidade Eletrônica de Sistemas Digitais na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e mestre em Engenharia Mecânica – Produção pelo Centro Universitário FEI. Atua como consultor em inovação de processos industriais e na gestão do Laboratório de Manufatura Digital da SPI Integração de Sistemas. Experiência profissional de mais de 25 anos atuando em automação e controle de processos industriais, no desenvolvimento de sistemas automáticos robotizados e controle de processos de manufatura. Especialista em Robótica, Simulação Digital e Processos de Manufatura.

 

Leandro FranzLeandro T. Franz

Graduado em Economia (UFSC) e Mestre em Economia pelo Insper, com foco em Teoria dos Jogos, possui experiência em consultorias de gestão e reestruturação, com projetos principalmente no setor financeiro, aéreo, entretenimento, empresas familiares e agronegócio.

 

 

 

 

Leila S. H. Letaif

Graduação em medicina na Faculdade de Medicina da USP; Residência em Clínica Médica e Endocrinologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; MBA em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde na Fundação Getúlio Vargas.

 

 

 

Luca GabrielliLuca Gabrielli

Graduado em Engenharia Elétrica na Universidade de Pisa. Possui mestrado em Engenharia da Informática na Universidade de Pisa (pesquisa efetuada no DLR). MBA em Administração de Empresas na Babson College (USA). Luca tem mais de 20 anos de experiência em consultoria empresarial, desenvolvimento de software, gestão e implementação de projetos de grande porte. Luca iniciou a sua carreira profissional na Andersen Consulting na área de implementação de SAP para a indústria petrolífera, continuou na IBM na parte da consultoria GBS focada em SAP para as indústrias de Varejo, Saúde e Governo. Na IBM, Luca foi responsável da criação do modelo de venda consultiva de SWG (Software Group), criando a primeira unidade (industry solution sales team) nos EUA, depois na Europa e finalmente na América Latina, onde foi diretor de venda de Soluções para a Indústria (Smarter Planet). Luca foi responsável do time de fusões e aquisições da IBM para identificação e aquisição de empresas de software e serviços na área de smarter planet. Em 2013 saiu da IBM para criar e gerenciar a start-up 9i em parceria com o Grupo Dux (Compsis/Bertin) para finalmente, em Abril 2015, criar a própria empresa “YasNiTech”. YasNiTech, parceira da IBM, Tracelink e COMPSIS é uma empresa focada no desenvolvimento de produtos de SW (usando algoritmos cognitivos e inteligência artificial) para prevenção e combate a fraude e casos de usos de indústria 4.0.

 

Lucas GuimaraesLucas B. Guimarães

Mestrado Área de estudo ITS (Intelligent Transportation System). Período 2017 – 2019.
Atividades e grupos: Em conjunto com o grupo Gaesi, estuda no programa de mestrado da Escola Politécnica Engenharia Elétrica.
Desenvolvimento de estudos sobre mobilidade urbana e sua conexão com a revolução 4.0
Trabalha em todo o ciclo de desenvolvimento de soluções para mobilidade urbana, análise de mercado, concepção da solução, gerenciamento do projeto de desenvolvimento, viabilização jurídica e comercial, desenvolvimento e gerenciamento do projeto piloto e suporte técnico para negociações.

 

Lucas Soares

É Analista Sr. de Importação e Exportação na Roche Diagnostics. Bacharel em Ciências Contábeis. Possui 8 anos de experiência em indústrias e Multinacionais, 5 destes na áera de Supply Chain e Comércio Exterior.

 

 

 

 

Lucimara Santos DavilaLucimara D´Ávila

Executiva da Área Tributária e Inovação. Foi sócia de Consultoria Tributária da PwC, onde atuou por 22 anos, inclusive na liderança do Grupo de Incentivos Tributários/Inovação. Doutora em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC-SP.

 

 

 

 

Luiz EgrejaLuiz Egreja

Luiz Roberto Egreja é Engenheiro Eletricista formado em 1980 pela Universidade Federal de Itajubá. Tem MBA em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela USP em 2002.
Tem vasta experiência nas áreas de Automação Industrial e Tecnologia da Informação, tendo trabalhado na especificação, desenvolvimento, implantação e venda de sistemas em empresas como Siemens, Hidroservice, Inovare, Aquarius, GE, HP e Apriso.
Atualmente é responsável pelas soluções de Business Transformation para Manufatura na Dassault Systèmes para a América Latina.

 

 

Marcel F. Dallaqua

Engenheiro de produção pela Escola Superior de Engenharia e Gestão de São Paulo com intercâmbio na University of Arkansas/EUA como bolsista da CAPES pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Trabalhou no banco HSBC, na International Paper e na Bayer, no Brasil e nos EUA, por 4 anos. É monitor da disciplina de gestão integrada de cidades inteligentes e aluno de pós-graduação em engenharia de produção na Escola Politécnica da USP.

 

 

 

Marco Antonio Bego

Marco Bego

Mestrado em Engenharia – Otimização e Automação de Processos pela Escola Politécnica da USP; Especialização em Engenharia Clínica – USP, Gerenciamento de Manutenção – FEI e Cursos de Engenharia Biomédica – Unicamp. 20 anos de experiência profissional em empresas na área de saúde (Hospitais) e industriais. Responsável pela administração de um orçamento anual, envolvendo valores na ordem de R$ 500 milhões anuais.  Forte conhecimento em logística e suprimentos, com larga experiência em negociações e gerenciamento da cadeia de suprimentos (desenvolvimento de fornecedores, aquisição, recebimento, estocagem e distribuição de produtos). Participação na criação e desenvolvimento do Centro de Inovação do Hospital das Clínicas. Responsável pela Gestão Corporativa da Engenharia do Complexo Hospital das Clínicas (engenharia Clínica, Manutenção e Gestão de Obras e Reformas).

 

Marcos Baisso

Formação: MBA em Gestão Empresarial pela FGV; Pós Graduação – Gestão de Negócios – Inst. Paulista Ensino e Pesquisa; Bacharel em Adm. de Empresas.
Experiências anteriores:
Rockwell Automation: Information Solution Sales Executive; Sales Manager – Channel & Territory; Corporate Sales Manager.
General Electric – GE Intelligent Platform: Account Manager.

 

 

marcos barbosaMarcos T. J. Barbosa

Marcos Barbosa é graduado em engenharia elétrica pela Universidade São Judas Tadeu, fez MBA em gestão empresarial pela FGV. Há 25 anos atua na área de automação industrial tendo vastos conhecimentos em redes industriais, motion control, robótica e controle de processos. Iniciou sua carreira na Metal Leve S/A em 1988. Em 1996 foi gerente de engenharia da Ladder Automação Industrial. Desde 2001 trabalha na SPI Integração de Sistemas onde atualmente é diretor executivo e membro do conselho de acionistas da mesma.

 

 

Mauricio CasottiMaurício Casotti

Maurício F. Casotti é graduado em matemática pela Unicamp e MBA Executivo com concentração em Gestão de Empresas e Complementação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Com experiência de 31 anos na área de Tecnologia da Informação e Comunicações atuando em diversas frentes desde o desenvolvimento de software, gestão de projetos, vendas e marketing. Trabalha atualmente  na área de marketing com foco Internet das Coisas e Transformação Digital.

 

 

Mauro MarianoMauro Mariano

Pesquisador do GAESI- Grupo de Gestão e Automação em TI, da Escola Politécnica da USP e pós-graduando na mesma Instituição, com pesquisa na área de IoT. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-graduação em economia pelo IEPE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi servidor público concursado do sistema Telebrás, onde exerceu cargos de gerência na área de sistemas da informação, sendo responsável pela implementação do sistema de coordenação e planejamento da Companhia Riograndense de Telecomunicações. Exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria Especial de Ação Comunitária (SEAC) do Ministério do Planejamento. Diretor Técnico da empresa ATEL Telecomunicações, atuando na área de modernização de sistemas de telecomunicações. Participou como consultor no desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão e rastreabilidade de ativos, coordenou estudo para a Confederação Nacional da Agricultura – CNA, dos protocolos de rastreabilidade da carne bovina, visando o atendimento dos requisitos internacionais. Atualmente, realiza pesquisa na área de IoT, utilizando o conceito de gestão de ativos – EAM.

 

Mateus GrouMateus Grou

Experiência profissional: 13 anos de experiência em projetos internacionais alinhando estratégias globais com demandas regionais. Como um dos responsáveis pelos projetos 4.0 na EY, liderou e concluiu projeto de mapeamento 4.0 na cadeia de valor de empresa líder no segmento de bens de consumo, já com viabilidade técnica e financeira do mapeamento. Liderou projeto em IoT (Internet de Coisas) desde o assessment para definição da arquitetura da solução até a entrega do piloto com as funcionalidades garantidas. Foi o responsável direto por uma implantação piloto da utilização de RFID em ambientes de elevada complexidade. Desde o recebimento dos produtos até a rastreabilidade das cargas até os clientes, completando a Gestão Digital de armazéns e operações logísticas. Possui vasta experiência em melhoria contínua em Logística, Manufatura, Processos Administrativos e Operações, com a utilização de Lean, Six Sigma e Matriz de Decisão de Custos em diversos setores (Bens de Consumo, Tabaco, Móveis, Siderurgia, Energia e Oléo e Gás).  Como Gerente Industrial, foi responsável pela instalação para unidade fabril de eletrodomésticos, desde definição de layout até SOP (Start Of Production). Utilizou na metodologia MIP para otimização de recursos, associando insumos produtivos aos produtos finais, buscando nivelamento entre demanda e oferta. Educação: Especialização em Administração pela FGV- SP CEAG e em Empreendedorismo pela Babson College em Boston – MA; graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá; certificação em Green e Black Belt. Idiomas: Português nativo, Inglês fluente, Espanhol Avançado e experiência em Mandarim.

 

Matheus Vieira

Head of Molecular Information LATAM at Roche Pharma. Formação: MBA, Strategic Market Management. Master, Genetics and Biochemistry.  Experiências relevantes: Brazil PAS Director, Preanalytical Systems – BD; Country Manager – Abbott Molecular.

 

 

 

 

Mhileizer T. A. Silva

Mestra (Ma.) em Engenharia Civil na área de Transportes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com ênfase em vias férreas – Análise das tensões da tração no patim do trilho com o auxílio do Software Lisa 8.0.0. Formada na Venezuela em Engenharia Civil na Universidade Centroccidental Lisandro Alvarado (UCLA), com o trabalho de conclusão de curso em Misturas Asfálticas. Trabalhou como Engenheira de campo em várias edificações reconhecidas como referência no estado. Atualmente trabalha na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), no GAESI, que é um grupo que age nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de automação e gestão de processos. Sua atuação é voltada principalmente ao campo da automação, do desenvolvimento e da gestão portuária e aeroportuária, da logística, do rastreamento de cargas, da mobilidade urbana e das cidades inteligentes.

 

Patricia V. Marrone 

É sócia diretora e fundadora da Websetorial Consultoria Econômica, com experiência de 20 anos na coordenação de departamentos de economia de diversas entidades de classe patronais, onde atua no levantamento de informações e análises de economia industrial. Hoje atende os seguintes setores: no de produtos para a saúde: ABIIS, ABIMED, ABRAIDI, CBDL; no setor de alimentos: ABIAD; na indústria metalúrgica: ABFA; e na indústria de pneus: ANIP. Entre os estudos de proposições de políticas industriais para as entidades, coordenou em 2015, para a ABIIS- Aliança Brasileira da Indústria inovadora em Saúde o estudo: “SAÚDE 4.0 – PROPOSTAS PARA IMPULSIONAR O CICLO DAS INOVAÇÕES EM DISPOSITIVOS MÉDICOS NO BRASIL” em 2015 dando início ao debate sobre Saúde 4.0 no país e em 2016 – O Livro Branco da Indústria de Pneus. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo. É doutoranda e colaboradora na equipe no GAESI – Grupo de Gestão em Automação e Gestão de Tecnologia da Informação (GAESI), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

 

Paulo Machado

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Liderou unidade de negócios em multinacional de codificação focada em sistemas de rastreabilidade de medicamentos para a indústria farmacêutica nos últimos 4 anos. Experiência na área de gestão de produtos em empresas B2B, atuando como diretor de produtos para América Latina de multinacional do ramo de codificação, contribuindo com área global de desenvolvimento de produtos para atendimento a requisito regionais, no lançamento de novos produtos e acompanhamento de todo o ciclo de vida de produtos no âmbito técnico, comercial e de marketing.

 

Rafael Schirmer de CamposRafael S. de Campos

É sócio-diretor da SPI responsável pela área de Information Solutions. Formado em Análise de Sistemas pela Universidade Mackenzie e Pós-Graduado em Administração Industrial pela Escola Politécnica de São Paulo – USP, possui carreira desenvolvida em Implantação de Projetos, Gerenciamento de Projetos, Pré-Vendas e Vendas, e Consultoria nas áreas de Automação Industrial e Tecnologia da Informação. Rafael detêm um sólido background técnico de 14 anos dedicados a implantação de ERPs, Manufacturing Execution Systems, Logistic Execution System, Warehouse Management System, Sistemas de Track&Trace, Soluções em Cloud, Integrações de Sistemas e Aplicações de Tecnologias Wireless, RFID e Industrial Internet of Things (IIOT) para transformação de processos industriais.

 

Renato S. MeirellesRenato S. Meirelles

Presidente da CAF Brasil desde janeiro de 2014. Engenheiro Civil, pela Mauá, com especializações em Administração e Finanças na FGV e NYU. Iniciou sua trajetória profissional em projetos de Desenvolvimento Regional Integrado na Amazônia (colonização) e setor do agronegócio. Antes de ingressar na CAF dirigiu empresas nos segmentos de Energia, TI, Bioenergia (usinas de cana-de-açúcar) e Smart Cities. Em 35 anos de carreira liderou empresas de Infraestruturas, Engenharia e Agrobusiness.

 

 

Ricardo HochheimRicardo Hochheim

Ricardo Mattos Hochheim é sócio-diretor da RMH Gestão e Apoio em Administração e Tecnologia. Iniciou a carreira na área de Tecnologia da Informação atuando em consultoria e gerenciamento para Sistemas de Gestão Empresarial – ERP em empresas como Consist, SAP e T-Systems em implementações de soluções para os mercados Nacional e Internacional.

Formado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista, atua desde 2002 com foco em soluções para Automação Industrial, Transformação Digital e Manufacturing Operations Management (MES / MOM / IIOT / INDÚSTRIA 4.0) integrados à estratégia empresarial e sistemas de gestão com extensa experiência adquirida em arquitetura, desenvolvimento, implementação e vendas de soluções ao mercado atuando na direção de empresas como Rockwell Automation, General Electric, Foton e CGI Inc.

 

 

 

Ricardo Kazuo HanadaRicardo K. Hanada

Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. 23 anos de experiência, sendo 5 deles na área de Automação Industrial (KHS, Ladder, SPI) e 18 anos no mercado financeiro (Credicard, Citibank, First Data) com especialização na gestão de Riscos de Crédito e Fraude em bancos, emissores de cartão e adquirentes. Trabalha atualmente em consultorias na área de Prevenção a Fraude para empresas de meios de pagamento.

 

 

 

Rodrigo DamianoRodrigo Damiano

Engenheiro de Produção (PUC-RJ), mestre em Sistemas Logísticos (USP-Poli), possui MBA Gestão e operações (Ibmec-SP), CPIM (APICS). É líder da prática de Consultoria em Operações da PwC Brasil. Possui mais de 19 anos na consultoria focados em projetos transformacionais de supply chain com foco em otimização de rede logística e inventário, planejamento integrado, sourcing, logística e manufatura. Também conduziu complexas implementações de sistemas especialistas de supply chain como APS , TMS e algoritmos de otimização customizados. Líder de iniciativas de consultoria de Indústria 4.0. Experiências relevantes nas indústrias de bens de consumo, varejo, alimentos e bebidas, agronegócio, siderurgia e papel e celulose.

 

Rodrigo Filev MaiaRodrigo F. Maia

Rodrigo Filev Maia é graduado, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é professor em tempo integral do Centro Universitário FEI, onde é coordenador do Laboratório de Inovação em Internet das Coisas em parceria com a Telefônica Vivo; e coordenador do laboratório de segurança da informação em parceria com o MPF-SP. Membro do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia CEST-USP. Atualmente está envolvido com pesquisa sobre Internet das Coisas, análise de padrões, redes complexas, segurança cibernética. É membro do IEEE onde participa do grupo P7004 (Standard for Child and Student Data Governance). Trabalhou em diversos projetos europeus e atualmente coordena atividades do projeto SWAMP (Smart Water Management Platform) do programa: Horizon 2020.

 

Ronaldo BritoRonaldo B. Silva

Sócio da SPI, com de mais de 28 anos de carreira, dos quais 17 anos na SPI, onde atuou como desenvolvedor, arquiteto de software e gerente de equipes. Nos últimos 3 anos, veem atuando na implantação da área de pesquisa e desenvolvimento da SPI e de laboratórios de transformação digital, tanto na SPI como em parceiras com universidades.
Formação: Mestrando, com especialização em Supply Chain, Centro Universitário FEI, Brasil; Master in Information Technology (MIT), com especialização em administração de equipes de TI, Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP); Tecnólogo em análise de sistemas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

 

Rosangela de Fatima Pereira MarquesoneRosangela F. P. Marquesone

É pesquisadora no Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC-USP), atuando nas áreas de computação em nuvem e Big Data, em parceria com a Ericsson Research (Suécia). Atua como professora e palestrante de cursos de Big Data para empresas e programas de MBA, tendo ministrado mais de 500 horas de aula sobre o tema. Também atua como revisora de código no Nanodegree Analista de Dados da rede de cursos on-line Udacity. É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) (2007), Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2011) e Especialista em Tecnologia Java pela UTFPR (2010). É mestre e doutoranda em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP. É autora do livro “Big Data – Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados”, publicado pela editora Casa do Código. Seus principais interesses de pesquisa são: Big Data, computação em nuvem e people analytics. Também se interessa por temas como design thinking, mulheres na tecnologia e empreendedorismo social.

 

Sergio DAvilaSérgio D’Ávila

Formado em Engenharia Mecânica pela UF do Espírito Santo, é Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-Rio e possui MBA em Marketing e Estratégia Organizacional pela McGill University – Canadá. Atualmente é doutorando na USP/GAESI. Trabalhou em empresas de varejo e consumo, como Lojas Americanas, Americanas.com, Johnson&Johnson e Carrefour, entre outros. Também atuou na área de advisory das consultorias KPMG e PwC e atualmente é sócio-diretor da Insights4, consultoria especializada em Estratégia de Inovação e melhoria de performance

 

 

Vidal MeloVidal Augusto Zapparoli Castro Melo

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Engenheiro de Produção Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Durante a carreira, atuou em grandes projetos tecnológicos, como no desenvolvimento do Cupom Fiscal Eletrônico para o Governo do Estado de São Paulo, na integração do Sistema de Informações Geográficas do Município de São Paulo com ferramentas de mobilidade para campo e na especificação de tecnologias para automação portuária na Petrobras e no Canal Azul para Exportação de Proteína Animal. Atua como pesquisador do GAESI – POLI – USP, desenvolvendo trabalhos nas suas áreas de especialização, com contribuição acadêmica internacional.

 

Vladimir F. AbreuVladimir F. Abreu

Graduado em Engenharia da Computação pela UNICAMP (1993), com especializações em Administração de Empresas pela ESAN-SP (1995), em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzolini-USP (2001) e em Gestão de Processos de Negócios pela COPPE-UFRJ (2007).  Autor do livro “Implantando a Governança de TI: da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços”, juntamente com Aguinaldo Aragon Fernandes, pela Editora Brasport (1ª ed. 2006 / 2ª ed. 2008 / 3ª. ed. 2012 / 4ª. 3d. 2016).  Profissional da área de tecnologia da informação com atuação no mercado há mais de 25 anos.  É professor da disciplina de Governança de TI no Programa EAD no MBA de Gestão de TI da Universidade Anhanguera e do curso de Gestão de Processos de Negócios da DMSP.  Possui certificações CobiT, ITIL e ISO/IEC 20000 e participou da comissão constituída pela ABNT para localização da norma ISO/IEC 20000 no Brasil.  Atuou em funções técnicas, gerenciais e de garantia da qualidade em empresas como Icatu Seguros, CPM, EDS, Getronics e Econocom.  Tem atuado, através de sua empresa Conceptus Solutions, em projetos e atividades de consultoria em processos de TI e de negócios, utilizando padrões e modelos de melhores práticas como CobiT®, ITIL®, PMBOK®, Balanced Scorecard, ISO e CMMI®, entre outros.